sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Universidade encerra 17ª edição do programa Trilhas Potiguares

Promover um conjunto de ações promotoras da cidadania e da justiça social, interiorizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão são algumas das propostas da atual gestão, contemplada no programa estruturante Universidade Cidadã, e que são postas em prática através do Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Trilhas Potiguares.
A edição 2012 do Programa, que este ano completa 17 anos, chega ao seu final neste início de agosto, envolvendo 340 alunos de diversas áreas e vários cursos da UFRN, 17 professores, além de técnico-administrativos, atingindo 17 municípios do Rio Grande do Norte. Tendo como característica a interdisciplinaridade, os “trilheiros” aplicam, na prática, o que aprendem em sala de aula.
Estudantes de Nutrição proferem palestra aos alunos de Escola Pública em ODB
A missão do programa é propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na Universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Segundo a professora Maria da Conceição Fraga, pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora do Trilhas Potiguares, esse programa “exitoso é o elo entre a UFRN e a sociedade da maneira mais completa e desejada pela Universidade”. 
Conceição Fraga explica que, antes de começar o programa, a Universidade reúne os municípios interessados e respectivos segmentos sociais (instituições públicas e organizações sociais, por exemplo) para saber a demanda de cada município e, a partir de então, monta o programa que será desenvolvido em cada cidade pelos “trilheiros”.
Este ano os municípios beneficiados pelo Trilhas foram: Lajes Pintadas, Passa e Fica, Serra Caiada, Taipu, São Miguel do Gostoso, Olho D’água do Borges, Campo Grande, Janduís, Pedra Preta, Jandaíra, Bom Jesus, Afonso Bezerra, Fernando Pedrosa, Francisco Dantas, Riacho da Cruz, Lagoa D’Anta e São Rafael.
Qualquer município pode participar do Trilhas, desde que obedeçam alguns critérios, como ter até 15 mil habitantes. É importante também o envolvimento da Prefeitura, disse Conceição Fraga, pois observamos que ação é mais bem realizada quando o envolvimento extrapola a cessão de alojamento. 
O interesse dos estudantes tem aumentado a cada ano, disse Conceição Fraga, citando o número de inscritos para o Trilhas 2012: 4 mil alunos e quase 200 professores. Nesta edição, informou, todas as áreas protagonizaram o Trilhas, que agora tem como característica principal a interdisciplinaridade.
Fonte: Agecom UFRN
Share on :

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright Trilhas Potiguares Olho D'água do Borges 2012 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.